quinta-feira, 23 de julho de 2020 - 07:07
Debate sobre o rumo do turismo regional

Agentes regionais do turismo participaram de um debate on-line promovido pela Faccat nesta semana, refletindo sobre a realidade vivida pelo setor em meio à pandemia de coronavírus e as perspectivas para o que virá após a superação da crise. A atividade ocorreu na última terça-feira (21), na disciplina de Turismo e Contemporaneidade, ministrada pelo professor Álvaro Machado, e, além dos alunos, contou com a participação dos membros do Fórum Regional de Turismo, que representam diferentes segmentos turísticos no Vale do Paranhana.
Durante o encontro, houve diversos relatos sobre os impactos sentidos pelo setor a partir da instauração do estado de pandemia, em meados de março, o que determinou a interrupção da maioria das atividades. Representantes das empresas de rafting que operam em Três Coroas enfatizaram que os prejuízos só não foram maiores em função do período de entressafra, pontuando que o momento também está servindo para fortalecer as ações cooperativas entre os operadores.
Por sua vez, empreendedores estabelecidos nos roteiros Caminhos do Rural Saudável (Igrejinha) e Caminho das Pipas (Rolante) enfatizaram que muitos estão aproveitando para qualificar e reestruturar suas propriedades, mantendo-se com outras fontes de renda que não dependem do fluxo turístico. Também se pronunciaram representantes integrantes do poder público, que reportaram ações de melhorias em acessos e sinalizações durante a pandemia. De sua parte, o segmento de hotelaria relatou baixa ocupação durante toda a temporada.

VALE DAS EXPERIÊNCIAS
Segundo Álvaro Machado, ficou claro no debate que, mesmo diante do momento difícil, há boas perspectivas para o Vale do Paranhana em face de novas preferências turísticas que estão se formando a partir da pandemia, priorizando os destinos próximos e as opções de contato com a natureza. “Temos vários produtos formatados que podem satisfazer essas demandas em ascensão, explorando o conceito de Vale das Experiências”, destacou.
Antecipando o novo momento que se projeta, o professor aproveitou para apresentar um vídeo promocional do turismo regional, elaborado em parceria com o empreendedor Maurício Luz, que também é mestre em Desenvolvimento Regional, recentemente formado pela Faccat. O material pode ser conferido abaixo:

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa