O II Congresso Internacional e o IV Seminário Nacional de Desenvolvimento Regional, que ocorreu nos dias 17 e 18 de agosto, de forma on-line, contou com a apresentação de 100 trabalhos nacionais e internacionais na forma de comunicação oral. Os eventos estão vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (PPGDR/FACCAT). As apresentações e palestras foram transmitidas, ao vivo, pelo canal da Faccat, no YouTube. O encontro teve por finalidade promover o diálogo acadêmico junto aos pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento sobre os conflitos globais e suas repercussões no território, buscando ampliar o debate e a construção de um diálogo sobre diferentes realidades regionais.
Na avaliação do vice-diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, e também coordenador do Mestrado da Faccat, Roberto Morais, a ação, ao longo de dois dias, foi essencial para uma reflexão e discussão sobre os impactos dos conflitos globais. “O II Congresso Internacional e o IV Seminário Nacional são importantes espaços para o compartilhamento de conhecimentos e experiências, além de gerar debates que visam fortalecer o processo de desenvolvimento regional em nível nacional e internacional. Além disso, professores, acadêmicos, além de especialistas internacionais e brasileiros puderam discutir os impactos dos conflitos globais e suas repercussões no território sob diferentes perspectivas”, destaca.
A palestra de abertura teve a temática “Conflitos Geopolíticos e Direitos Humanos”, que foi debatida pelos professores Dr. Jorge Isaac Torres Manrique, da Escuela Interdisciplinar de Derechos Fundamentales Praeeminentia Iustitia (Perú); e pelo Dr. Reginaldo de Souza Vieira (UNESC).
No decorrer dos encontros, foram debatidos ainda as temáticas “As desigualdades sociais e as repercussões no território”, com os professores Dr. Hugo René Gorgone (UTN - Argentina) e Dra. Heleniza Ávila Campos (UFRGS); e “Conflitos contemporâneos e a diversidade”, com os professores Dr. Christian Gonzatti (IFRS); e Dra. Deusa Maria de Sousa (UFPA).
Texto: Claucia Ferreira/Faccat com informações de Roberto Morais
Fotos: Print/Divulgação