Mestrado em Desenvolvimento Regional
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PROCESSO SELETIVO -  RESULTADO FINAL

Descrição Datas
Período de Inscrição até 11 de março de 2024
Período de entrevistas de seleção dos candidatos 15 de março de 2024
Divulgação dos candidatos selecionados e das bolsas concedidas 18 de março de 2024
 
 
RESULTADO FINAL

Edital

 

DIRETRIZES ESTRATÉGICAS

Missão
Promover a formação de pessoas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, por meio do conhecimento, da excelência na pesquisa, do desenvolvimento tecnológico e da inovação.

Visão
Ser referência na modalidade strictu sensu em desenvolvimento regional.

Valores
Qualidade em Ensino, Pesquisa e Extensão
Valorização
Sustentabilidade
Regionalização
Inovação
Empreendedorismo

OBJETIVO DO CURSO

O programa de mestrado em Desenvolvimento Regional tem por objetivo proporcionar, por meio da interdisciplinaridade, o ensino e a pesquisa com base na análise das relações sociais, econômicas, políticas, ambientais e culturais, enfocando as especificidades regionais.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Desenvolvimento Regional.

LINHAS DE PESQUISA

Instituições, Sociedade, Cultura e Bem-estar social: Esta linha de pesquisa aborda as dimensões culturais, políticas e institucionais do desenvolvimento regional, bem como a análise crítico-histórica. Fazem parte desta linha, análises prospectivas dos fatores socioculturais de desenvolvimento e bem-estar (saúde, educação, transporte, segurança, cultura, moradia, etc.), estudos dos movimentos socioculturais locais e o planejamento do potencial de aproveitamento e preservação do patrimônio sociocultural existente nos territórios, sob o aspecto das políticas públicas. A linha inclui os estudos sobre as formas de atuação e intervenção dos atores sociais-locais do desenvolvimento..

 

Economia, Meio Ambiente e Dinâmicas de Desenvolvimento Territorial Sustentável: Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar as dinâmicas produtivas setoriais e territoriais de desenvolvimento e o papel das organizações produtivas, inovações tecnológicas, políticas socioeconômicas e ambientais e, também, das políticas públicas na gestão da interação da sociedade com o território. Nesta linha se incluem, ainda, as análises prospectivas de diversificação, o ordenamento territorial e o planejamento do aproveitamento sustentável do potencial da infraestrutura e dos recursos ambientais e turísticos existentes nos territórios. Também fazem parte desta linha, as análises dos mercados (trabalho, alimentos, produção industrial, serviços, etc.), aglomerações produtivas e cadeias produtivas industriais, agroalimentares, agroindustriais e de serviços.  

PERFIL DO EGRESSO

O profissional a ser formado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Faccat, cujo perfil deverá possuir condições de analisar realidades territoriais, deve ser um sujeito protagonista, com competências e conhecimento formal para analisar contextos socioeconômicos e ambientais numa dimensão interdisciplinar, com condições de interferir de forma consistente e qualificada nos diversos espaços de atuação, seja como docente, professor-pesquisador, profissional engajado nas atividades de concepção/implementação/reavaliação de ações de desenvolvimento organizacional e territorial, ou ainda como agente diretamente envolvido na dinâmica socioeconômica local e/ou regional, visando a uma melhor qualidade de vida.

A partir do conhecimento adquirido no curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, espera-se que os egressos apresentem nas suas ações e/ou proposições uma abordagem interdisciplinar consistente , além de capacidade de comunicação e interação que facilite sua atuação com diferentes públicos, assumindo em todas essas atividades e ações uma postura ética, proativa, responsável, que ajude na construção de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.

PESQUISA EGRESSO

Solicitamos a colaboração de todos, para a participação na pesquisa de egressos do PPGDR/FACCAT. O objetivo é avaliar a formação promovida na instituição do ponto de vista dos ex-alunos. 
Serão tomadas as medidas e/ou procedimentos para assegurar a confidencialidade e a privacidade das informações por você prestadas.
 
O formulário de pesquisa estará disponível até o dia 30/09: clique aqui 

CORPO DOCENTE

Carlos Águedo Paiva
Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
carlosanpaiva@gmail.com
Carlos Fernando Jung
Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
carlosfernandojung@gmail.com e jung@faccat.br
Daniel Luciano Gevehr
Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
danielgevehr@faccat.br
Dilani Silveira Bassan
Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
dilanib@faccat.br
Jorge Luiz Amaral de Moraes
Doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
jmoraes@faccat.br

Marcos Paulo Dhein Griebeler
Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
marcosdhein@faccat.br

Moema Pereira Nunes
Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
moemanunes@faccat.br

Roberto Tadeu Ramos Morais - Coordenador
Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
masprm@faccat.br

PROFESSORES CONVIDADOS

Prof. Dr. Edileny Tomé da Mata (Universidad Pablo de Olavide e Universidad Internacional de Andalucía– Espanha)
Doutor em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento pela Universidade Pablo de Olavide – Sevilha - Espanha.
edtomata@gmail.com
Prof. Dr. Eduardo Zilles Borba
Doutor em Ciências da Informação e Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa - Portugal
ezb@faccat.br

Prof. Dr. Gerd Wassenberg (Fachschule Aachen - Alemanha)
Doctor in Administration on the Aachen University of Technology
gwassenberg@t-online.de

Prof. Dr. Glen Goodman (Universidade Estadual do Arizona - Estados Unidos)
Doutor em História da América Latina pela Emory University, Emory - Estados Unidos
gsgoodman@asu.edu

Prof. Dr. Hugo René Gorgone (UTN - Argentina)
Doutor em Educação pela Universidade Nacional de Tres de Febrero – Argentina
hgorgone@arnet.com.ar

Prof. Dr. Iván Gerardo Peyré Tartaruga (Universidade do Porto - Portugal)
Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS  
ivantarta.fee@gmail.com
Profa. Dra. Margarete Panerai Araujo
Doutora em Comunicação Social ( PUCRS)
margaretepanerai@gmail.com
Prof. Dr. Sergio Fabián Pérez Rozzi (UTN - Argentina)
Doutor pela Universidade Politécnica de Valencia – UPV
perezrozzi@hotmail.com

 

BOLSISTAS

Édson Rodrigo Becker Rodrigues
Linha de Pesquisa: Instituições, Sociedade, Cultura e Bem-estar social
Elen Fernanda de Lima
Linha de Pesquisa: Instituições, Sociedade, Cultura e Bem-estar social
Gabriele Alves Garcia
Linha de pesquisa: Instituições, Sociedade, Cultura e Bem-estar social
Luísa Andressa Backes
Linha de Pesquisa: Economia, Meio Ambiente e Dinâmicas de Desenvolvimento Territorial Sustentável
Maria Isabel Rei de Miranda
Linha de Pesquisa: Economia, Meio Ambiente e Dinâmicas de Desenvolvimento Territorial Sustentável
Mario Kemphel da Rosa
Linha de Pesquisa: Economia, Meio Ambiente e Dinâmicas de Desenvolvimento Territorial Sustentável
Miriam Freitas da Silva
Linha de pesquisa: Instituições, Sociedade, Cultura e Bem-estar social
Nathan Leonardo Celistre Wallauer
Linha de Pesquisa: Economia, Meio Ambiente e Dinâmicas de Desenvolvimento Territorial Sustentável
Nelson Moraes Pereira Junior
Linha de Pesquisa: Economia, Meio Ambiente e Dinâmicas de Desenvolvimento Territorial Sustentável
Pauline Webber
Linha de Pesquisa: Instituições, Sociedade, Cultura e Bem-estar social
Philippe Macedo Garcia Amorim
Linha de Pesquisa: Economia, Meio Ambiente e Dinâmicas de Desenvolvimento Territorial Sustentável
Taíssa Francini Ohse Lima Salaberry
Linha de Pesquisa: Instituições, Sociedade, Cultura e Bem-estar social

 

ESTRUTURA CURRICULAR

Obrigatórias

1º Bimestre
    1. Métodos e técnicas de pesquisa em planejamento urbano e regional (3 cr.)
    2. Geografia: espacialidades diferenciais (2 Cr.)
2º Bimestre
    1. Teorias clássicas e contemporâneas do desenvolvimento (2 Cr.)
    2. Estado e Políticas Públicas (2 Cr.)
3º Bimestre
   1. Análise dos Indicadores Socioeconômicos e ambientais para o desenvolvimento (2 Cr.)
   2. Economia Política do Desenvolvimento Regional (3 Cr.)
4º Bimestre
   1. Planejamento e Ordenamento Territorial (2 Cr.)
   2. Desenvolvimento Rural, Território e Meio Ambiente (2 Cr.)
 
 
Optativas 
 
   1. Processos, manifestações culturais e desenvolvimento (2 Cr.)
   2. Planejamento Urbano (Urbanismo) (2 Cr.)
   3. Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Regional (2 Cr.)
   4. Turismo e Desenvolvimento Regional (2 Cr.)
   5. Desenvolvimento Regional e Instituições Jurídicas (2 Cr.)
   6. Cooperativismo e sua dinâmica socioeconômica para o desenvolvimento (2 Cr.)
 
II.  2º ano: Dissertação, com 06 (seis) Créditos.
 

HORÁRIOS

Sextas, das 19h30min às 22h30min e sábados, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h.

COREDES EM NÚMEROS

O Estado do Rio Grande do Sul conta, atualmente, com 497 municípios, divididos em 9 Regiões Funcionais, as quais integram os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento, os chamados COREDES. Estes espaços de discussão foram criados por intermédio da Lei 10.283 de 17 de outubro de 1994. Em linhas gerais, eles representam um fórum de discussão para a promoção de políticas e ações que visam o desenvolvimento regional. Junto a isso, visam ainda o estímulo à permanência das pessoas na sua região, assim como a preservação e a recuperação do meio ambiente.

Outro aspecto considerado como relevante e necessário para a análise do desenvolvimento diz respeito a qualidade de vida das pessoas. Em outras palavras, o desenvolvimento apenas terá sentido quando as pessoas forem consideradas como o elemento central nas discussões que envolvem todos os âmbitos trabalhados nesta seção: Educação, Emprego e Renda, Aspectos Sociais e Ambientais, dentre tantos outros.

Fonte: https://atlassocioeconomico.rs.gov.br/upload/recortes/201611/28100304_5663_GDO.png

Os 28 COREDES atualmente são os seguintes:

• COREDE Alto Jacui
• COREDE Campanha
• COREDE Central
• COREDE Centro Sul
• COREDE Fronteira Noroeste
• COREDE Fronteira Oeste
• COREDE Hortensias
• COREDE Litoral
• COREDE Médio Alto Uruguai
• COREDE Missões
• COREDE Nordeste
• COREDE Noroeste Colonial
• COREDE Norte
• COREDE Paranhana Encosta da Serra
• COREDE Produção
• COREDE Serra
• COREDE Sul
• COREDE Vale do Caí
• COREDE Vale do Rio dos Sinos
• COREDE Vale do Rio Pardo
• COREDE Vale do Taquari
• COREDE Metropolitano Delta do Jacuí
• COREDE Alto da Serra do Botucaraí
• COREDE Jacuí Centro
• COREDE Campos de Cima da Serra
• COREDE Rio da Várzea
• COREDE Celeiro
• COREDE Vale do Jaguari

Esta seção do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL da FACCAT pretende contribuir para com o desenvolvimento da sociedade por meio de informações que sejam, simultaneamente, úteis e importantes para acadêmicos de graduação e/ou pós-graduação, gestores públicos, escolas, organizações públicas, privadas ou não governamentais.

Caso você tenha alguma demanda específica para seu COREDE ou Município entre em contato pelos seguintes endereços eletrônicos: marcosdhein@faccat.br ou dilanib@faccat.br.

 


 

Para acessar o Banco de Dados clique nos banners a seguir.

ALUNOS ESPECIAIS

Disciplina: Economia Política do Desenvolvimento Regional
Professor: Dr. Carlos Aguedo Nagel Paiva
Encontros: 22/09 (noite), 23/09 (tarde), 29/09 (noite), 30/09 (tarde), 07/10 (manhã), 13/10 (noite), 14/10 (tarde), 20/10 (noite), 21/10 (tarde), 28/10 (manhã/tarde).
Investimento: à vista R$700,00 ou parcelado em 2x R$350,00.

Inscrição

 
 
Disciplina: Planejamento e Ordenamento Territorial
Professor: Dr. Roberto Tadeu Ramos Morais
Encontros: 23/09 (manhã), 30/09 (manhã), 06/10 (noite), 07/10 (tarde), 14/10 (manhã), 21/10 (manhã), 27/10 (noite), 03/11 (noite).
Investimento: à vista R$700,00 ou parcelado em 2x R$350,00.

Inscrição

 

REFERÊNCIAS

ALBUQUERQUE, E. S. Que País é esse? São Paulo: Globo, 2005.

BAQUERO, Marcelo; CREMONESE, Dejalma. Desigualdade regional, democracia local e capital social. Ijuí: Unijuí, 2008.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização - as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.

NORTH, Douglas C. Instittutions, Institutional change and economic performance. New York: Cambridge University Press, 1990.

PAIVA, Carlos A. Como identificar e mobilizar o potencial de uma região para o desenvolvimento endógeno. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística (Documento FEE nº 59). 2004. Disponível no site da FEE em www.fee.tche.br/sitefee/download/documentos/documentos_fee_59.pdf

______. Os determinantes do aprofundamento das desigualdades territoriais no Rio Grande do Sul entre 1970 e 2000. In: PAIVA, C. A. (Org.). Evolução das desigualdades territoriais no Rio Grande do Sul. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2008.

PUTNAM, Robert. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. São Paulo: FGV, 1996.

SACHS, Ignacy. Desenvolvimento: includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

SANTOS, Boaventura de Souza (Org.). A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2006.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

SIEDENBERG, Dieter. Fundamentos e técnicas de planejamento estratégico local/regional. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2010.

REVISTA COLÓQUIO ON-LINE

Clique aqui para acessar a Revista Colóquio On-line.

(Revista Interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FACCAT)

CONVÊNIOS

Argentina

Universidad Tecnológica Nacional - UTN

 

Universidad de la Cuenca del Plata

Portugal

Universidade Aberta de Lisboa (UAb)

            

Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)

  

O convênio prevê a colaboração acadêmica e científica através do intercâmbio de especialistas, incluindo docentes, pesquisadores, técnicos e estudantes de pós-graduação e graduação, além da participação recíproca em projetos de pesquisa e em cursos/programas, intercâmbio e desenvolvimento de publicações conjuntas e outras colaborações de interesses mútuos.

 

Chile
Universidad del Pacifico

Visa promover o desenvolvimento da educação e da cultura, através da criação de mecanismos e alternativas que permitam estabelecer, difundir e fomentar estudos e investigações, através do intercâmbio de assistência acadêmica, intercâmbio de professores e alunos e a difusão de cultura em geral.

 

Brasil
Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (Fundação PTI)

Ligada à empresa binacional geradora de energia elétrica.  Tornou-se referência no tema da difusão tecnológica com vistas ao desenvolvimento local. Pesquisadores da FACCAT e da FPTI já vêm desenvolvendo projetos de pesquisa em conjunto.

Universidade Estadual do Rio Grande Sul - UERGS

O convênio possui o objetivo de desenvolver ações de caráter de ensino, pesquisa e extensão em áreas de mútuo interesse, bem como a conjugação de esforços no sentido de trocar informações técnicas e de desenvolver projetos e estudos de forma integrada.

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

O acordo possui como objeto estabelecer as condições para a articulação institucional entre a FACCAT e UFRGS, visando à implementação de ações conjuntas que assegurem a realização de estudos e pesquisas de interesse mútuo, com ênfase no planejamento do desenvolvimento regional e urbano.

 

 

DISSERTAÇÕES

Título: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) como mercado institucional: A produção da agricultura familiar e o potencial de consumo de alimentação escolar nas Regiões Funcionais (RFS) do Rio Grande do Sul
Aluna: Amanda Jung
Orientador: Prof. Dr. Jorge Luiz Amaral de Moraes
Data da defesa: 11/12/2023
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Título: Educação Financeira: Influência da inadimplência e poupança na formação de futuros empreendedores entre os universitários no município de Taquara RS.
Aluno: Sandro Lima Schwan.
Orientadora: Profa. Dra. Dilani Silveira Bassan
Data da defesa: 16/10/2023
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Título: Políticas Públicas para infância e juventude: uma análise dos conselhos tutelares do Vale do Paranhana/RS.
Aluno: Fernandes Vieira dos Santos.
Orientador: Prof. Dr. Marcos Paulo Dhein Griebeler.
Data da defesa: 29/06/2023
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Título: Acessibilidade em ambientes públicos: sua aplicação no contexto da mobilidade urbana para o Desenvolvimento Regional no município de Taquara/RS
Aluno: Cassiano dos Santos Gottlieb 
Orientador: Profa. Dra. Aleteia Hummes Thaines
Data da defesa: 06/07/2023
 

Título: Cidade criativa como estratégia de desenvolvimento para o município de Taquara/RS
Aluno: Fabiane Luiz Oliveira
Orientador: Profa. Dra. Dilani Silveira Bassan
Data da defesa: 11/05/2023
 

Empreendedorismo: um modelo de formação docente para a Educação Básica do Estado do Rio Grande do Sul.
Aluno: Claudia Alba Natali Malagri
Orientador: Prof. Dr. Daniel Luciano Gevehr
Data da defesa: 06/04/2023
 

 
Modelo de formação continuada em primeiros socorros para professores do Ensino Básico
Aluna: Gabriela Martins Schlesner
Orientador: Prof. Dr. Daniel Luciano Gevehr
Data da defesa: 24/11/2022

 

As Parcerias Público-Privadas e o mútuo apoio dos setores econômicos locais com o poder público nos municípios de Taquara e Igrejinha - Vale do Paranhana-RS
Aluna: Joel Fernando da Silva Fonseca
Orientador: Profª. Drª. Dilani Silveira Bassan
Data da defesa: 25/10/2022

 
Análise do perfil, da trajetória profissional e da produtividade dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara/RS
Aluna: Ana Cristina Tomasini
Orientador: Daniel Luciano Gevehr
Data da defesa: 20/04/2022

 
Prática assistencial prestada ao paciente que vive com HIV/AIDS em serviços especializados no Vale do Paranhana/RS.
Aluno: Maisson Da Silva Berg  
Orientador: Roberto Tadeu Ramos Morais
Data da defesa: 05/05/2022

 
A relação de emprego na indústria de calçados de Igrejinha/RS: uma análise a partir dos reflexos sindêmicos advindos do surgimento da COVID-19
Aluna: Camila Macedo Thomaz Moreira
Orientadora: Profª. Drª. Aleteia Hummes Thaines
Data de defesa: 13/04/2022

 
A representação dos imigrantes haitianos e senegaleses no Jornal Zero Hora (2011-2021): discursos, práticas e representações
Aluno: Gabriel Osmar Wilbert de Bortoli
Orientador: Prof. Dr. Daniel Luciano Gevehr
Data de defesa: 31/03/2022

 
A percepção dos atores sociais sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº. 3 no setor de Estética no Município de Caxias do Sul/RS
Aluna: Nathália Lehn
Orientador: Prof. Dr. Marcos Paulo Dhein Griebeler
Data de defesa: 25/03/2022


Políticas Públicas de Alimentação Escolar: reflexo da aquisição de produtos da agricultura familiar para o desenvolvimento regional
Aluno: Marcelo Lauer Mota
Orientador: Aleteia Hummes Thaines
Data da defesa: 15/09/2021
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Indústria 4.0 e Engenharia de Controle e Automação: importância da formação para o desenvolvimento socioeconômico do Corede Paranhana Encosta da Serra
Aluna: Angela Cristina Valentini Schiochetti
Orientador: Carlos Fernando Jung
Data da defesa: 17/11/2021
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A cultura popular como vetor de transformação social: a formação de profissionais na Escola de Samba Império do Sol
Aluno: Ramão Edonil Dauinheimer de Carvalho
Orientador: Daniel Luciano Gevehr
Data da defesa: 09/04/2021
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O papel das políticas públicas educacionais no enfrentamento à violência de gênero: nascem as Meninas Cidadãs
Aluna: Mônica Juliana Facio
Orientador: Daniel Luciano Gevehr
Data da defesa: 08/04/2021
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As repercussões das Políticas Públicas referentes ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Polo de Sapiranga/RS – Licenciaturas
Aluno: Jober Keitel
Orientador: Marcos Paulo Dhein Griebeler
Data da defesa: 31/03/2021
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Eficácia do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Taquara/RS na formulação e controle das Políticas Públicas Infantojuvenis
Aluno: Diogo da Silva Corrêa
Orientadora: Aleteia Hummes Thaines
Data da defesa: 26/03/2021
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Fornos de Gramado: Sabores e aromas na tradição dos fornos de barro
Aluno: Junéia Laila Braun
Orientador: Marcos Paulo Dhein Griebeler
Data da defesa: 30/07/2020
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Consórcios intermunicipais como alternativa para a gestão de resíduos sólidos urbanos: estudo de caso do CISVALE/RS
Aluno: Eduardo Wegner Vargas
Orientador: Roberto Tadeu Ramos Morais
Data da defesa: 23/06/2020
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A importância do conhecimento em gestão para o acadêmico e o egresso do Curso de Odontologia
Aluno: Jorge Souza da Cruz
Orientadora: Dilani Silveira Bassan
Data da defesa: 21/05/2020
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A economia de Torres e de sua região de influência: estrutura produtiva, dinâmica social e demográfica e potencial desenvolvimento
Aluno: Amanda da Silveira Duarte Gomes
Orientador: Carlos Águedo Nagel Paiva  
Data da defesa: 04/05/2020
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Um brinde a cerveja artesanal: a relação da cervejaria Stier Bier com o desenvolvimento socioeconômico de Igrejinha/RS
Aluno: Maurício Wamms da Luz
Orientadora: Dilani Silveira Bassan
Data da defesa: 29/04/2020
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Bacias hidrográficas como unidade de gestão para a governança territorial: o caso das Bacias dos Rios Sinos e Caí/RS
Aluno: Julio Cesar Dorneles da Silva
Orientadora: Marcos Paulo Dhein Griebeler
Data da defesa: 23/04/2020
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Os mercados de proximidade da agricultura familiar: as cadeias curtas de abastecimento de alimentos em Rolante/RS
Aluna: Patricia Ines Schwab
Orientador: Jorge Amaral de Moraes
Data da defesa: 17/04/2020
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A burocracia e o estado brasileiro: fatores limitantes ou facilitadores para o processo de desenvolvimento do Brasil
Aluna: Tiago Hedler
Orientador: Mario Riedl
Data da defesa: 15/04/2020
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Alternativas de escoamento da soja do Corede Central até o Porto de Rio Grande/RS
Aluno: Roberto Amaral Schinoff
Orientador: Carlos Águedo Nagel Paiva
Data da defesa: 08/04/2020
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“Como solucionar problemas?” Mobilizações empreendedoras de acadêmicos de enfermagem: um estudo sobre dois contextos regionais (Rio Grande do Sul e Mato Grosso - Brasil)
Aluna: Samanta Andresa Richter
Orientador: Daniel Luciano Gevehr
Data da defesa: 02/04/2020
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Cultura audiovisual de jovens estudantes na contemporaneidade (Vale do Paranhana, Rio Grande do Sul)
Aluno: Valmir Mateus dos Santos Portal
Orientador: Daniel Luciano Gevehr
Data da defesa: 19/03/2020
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Proposta de melhoria no método de consultoria empresarial do projeto de extensão produtiva e inovação aplicada ao desenvolvimento regional
Aluno: Luiz Fernando Costa Neves
Orientador: Carlos Fernando Jung
Data da defesa: 09/03/2020
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A Universidade Federal do Pampa e o seu papel no desenvolvimento regional: estudo de caso do campus Caçapava do Sul/RS
Aluna: Fabiana Tramontin Bonho
Orientador: Roberto Tadeu Ramos Morais
Data da defesa: 05/03/2020
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Risco de adoecimento de trabalhadores da atenção básica à saúde: cenários e desafios
Aluno: Edemilson Pichek dos Santos
Orientador: Roberto Tadeu Ramos Morais
Data da defesa: 19/12/2019
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Diversidade cultural, identidade étnica e educação: um estudo do cenário como possibilidade de contribuição para o desenvolvimento local (Santa Maria do Herval-RS)
Aluno: Maria Ines Dapper Fröhlich
Orientador: Daniel Luciano Gevehr
Data da defesa: 26/09/2019
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Saberes e afazeres infantis: o brinquedo, a identidade étnica, a regionalidade e a educação. Santa Maria do Herval - RS
Aluno: Liane Marli Führ
Orientador: Daniel Luciano Gevehr
Data da defesa: 25/09/2019
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As consequências da política de incentivos fiscais nas finanças do município de Osório/RS
Aluno: Jarbas Freitas da Silva
Orientador: Marcos Paulo Dhein Griebeler
Data da defesa: 30/08/2019
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Caminhabilidade: um estudo de caso no município de Rolante/RS
Aluno: Marlon Eduardo Bauer
Orientador: Carlos Fernando Jung
Data da defesa: 29/08/2019  
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Representação Política e suas repercussões no Desenvolvimento Regional do Vale do Paranhana/RS

Aluno: Alvaro Aloisio Bourscheidt
Orientador: Mario Riedl
Data da defesa: 07/06/2019  
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Educação Inclusiva no município de Capão da Canoa (RS): a sociedade e os professores diante das políticas públicas
Aluna: Daiane Russo Veronezi
Orientador: Daniel Luciano Gevehr 
Data da defesa: 05/04/2019
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Cidades Mais inteligentes: Um olhar sobre as cidades de San Rafael (Mendoza/Argentina) e Novo Hamburgo (RS/Brasil)
Aluna: Eliane Araci Rodrigues
Orientador: Marcos Paulo Dhein Griebeler 
Data da defesa: 29/03/2019   
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Gestão plena em saúde pública municipal: A descentralização dos serviços em saúde pública no município de Sapucaia do Sul - RS
Aluno: Wilson Medeiros Rodrigues
Orientador: Roberto Tadeu Ramos Morais 
Data da defesa: 20/12/2018
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Uma análise sobre o perfil dos vereadores (1989 a 2016) e as políticas públicas municipais (2006 a 2016) de Imbé - RS
Aluno: Karla Janaina Teixeira
Orientador: Marcos Paulo Dhein Griebeler 
Data da defesa: 25/09/2018
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A utilização dos resíduos das indústrias na economia criativa: um estudo de caso no Vale do Paranhana, RS
Aluno: Mário André Leal dos Santos
Orientador: Carlos Fernando Jung
Data da defesa: 15/05/2018
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De donas de casa submissas a operárias da fábrica: mulheres em busca de trabalho nas fábricas do setor coureiro-calçadista de Parobé (RS, Brasil)
Aluna: Vanuza Alves Mittanck
Orientador: Daniel Luciano Gevehr
Data da defesa: 27/06/2018
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Responsabilidade social universitária sob a perspectiva da avaliação institucional: uma análise à luz da gestão integral e transversal em instituições comunitárias de educação superior
Aluna: Sabrina de Farias Borba Kiszner
Orientador: Mario Riedl
Data de defesa: 22/05/2018
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A inovação organizacional e de marketing como aliada da competitividade e sobrevivência de micro e pequenas empresas do município de Capão da Canoa/RS
Aluna: Gisele da Silva Guimarães
Orientador: Marcos Paulo Dhein Griebeler
Data de defesa: 05/04/2018
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Tudo parece impossível até que seja feito: educação para as relações étnico-raciais como perspectiva de desenvolvimento regional
Aluno: Darlã de Alves
Orientador: Daniel Luciano Gevehr
Data de defesa: 06/04/2018
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Os Desafios da diversificação na estrutura produtiva como estratégia de Desenvolvimento Regional: um estudo sobre a cadeia produtiva do leite no Vale do Paranhana/RS
Aluno: Alexandre Aloys Matte Júnior
Orientador: Roberto Tadeu Ramos Morais
Data de defesa: 10/04/2018
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As Políticas Públicas de crédito e financiamento rural e os efeitos sobre a permanência da agricultura familiar: a percepção dos agricultores familiares de Santo Antônio da Patrulha - RS
Aluno: Alberto Machado de Medeiros
Orientador: Jorge Luiz Amaral de Moraes
Data de defesa: 12/04/2018
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Luxo e Sofisticação nas Vitrines da Borges:  turismo e gentrificação comercial no espaço urbano de Gramado (RS)
Aluna: Franciele Berti
Orientador: Daniel Luciano Gevehr
Data de defesa: 13/04/2018
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Avaliação das Políticas Sociais do Município de Taquara/RS
Aluna: Maria Regina de Pellegrin
Orientador: Mario Riedl
Data de defesa: 23/03/2018
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Educação e Desenvolvimento Regional: Um Estudo sobre a Formação de Professores na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS)
Aluna: Shirlei Alexandra Fetter
Orientador: Daniel Luciano Gevehr
Data de defesa:  20/03/2018
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Proposta de modelo para formação de consórcios regionais e municipais 
Aluno: Jéferson Corá Lorenzão
Orientador: Carlos Fernando Jung
Data da defesa: 21/12/2017
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Fatores que influenciam na escolha profissional: um estudo com concluintes do Ensino Médio da Região do Paranhana/RS
Aluno: Jacques André Grings
Orientador: Carlos Fernando Jung
Data da defesa: 28/08/2017
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Crescimento econômico do município de Gravataí-RS, a partir da implantação de uma montadora de veículos automotores
Aluno: Daniel de Paula Urbim 
Orientador: Carlos Fernando Jung
Data da defesa: 20/07/2017
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Geração de emprego e renda na área de tecnologia e inovação: O Arranjo Produtivo Local (APL) Eletroeletrônico de Automação e Controle Eixo Porto Alegre - Caxias do Sul (RS)
Aluna: Amauri Rhoden
Orientador: Prof. Dr. Jorge Luiz Amaral de Moraes
Data da Defesa: 02/06/2017
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Experiências de gestão do patrimônio cultural e desenvolvimento regional em Ivoti e Picada Café-RS. 
"Hab auf der welt, die schönsten stunden doch nur in meinem heim gefunden“
(Em todo mundo, as horas mais lindas só encontrei em minha casa)

Aluna: Gabriela Dilly
Orientador: Daniel Luciano Gevehr
Data da defesa: 24/03/2017
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Sucessão da Produção Agrícola Familiar: Ações Estratégicas Utilizadas pela Cooperativa de Laticínios Piá de Nova Petrópolis/RS
Aluna: Susana Maria Czyza Bangel
Orientador: Jorge Luiz Amaral de Moraes 
Data da defesa: 20/04/2017
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O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Formação de Professores no Vale do Rio dos Sinos
Aluna: Andreine Lizandra dos Santos
Orientador: Egon Roque Fröhlich
Data da defesa: 26/04/2017
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Avaliação de planos de recuperação de áreas degradadas em inquéritos civís do Ministério Público do Vale do Paranhana - RS
Aluna: Fernanda Kohlrausch
Orientador:Carlos Fernando Jung 
Data da defesa: 30/03/2017
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Agricultura familiar e desenvolvimento local — análise do caso de São Paulo das Missões - RS
Aluna: Aline Beatriz Stock Eich
OrientadorMario Riedl
Data da defesa: 30/11/2016
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Potencialidades para o desenvolvimento do município de Osório: Levantamento e análise das cadeias produtivas locais à luz dos quocientes locacionais

Aluna: Vítor André da Silveira Duarte
OrientadorCarlos Águedo Paiva
Data da defesa: 19/12/2016
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Os Resorts como Difusores da Diversidade de Expressões Culturais Locais
Aluna: Suzana Ney Helbig 
Orientador: Prof. Dr. Jorge Luiz Amaral de Moraes
Data da defesa: 09/06/2016
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Políticas públicas de fomento ao desenvolvimento de microempresas e empresas de pequeno porte na região do Vale do Paranhana/RS
Aluna: Carolina Strack Rostirolla
Orientador:Roberto Tadeu Ramos Morais
Data da defesa: 25/10/2016
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Educação, formação docente e desenvolvimento regional: diálogos com professores dos anos finais do ensino fundamental do município de Sapiranga/RS
Aluna: Simone Henn
Orientadora: Profª. Drª. Maria Raquel Caetano 
Data da defesa: 1/10/2016
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Entre a Memória e o Lugar dos Mortos no Cemitério das Irmandades: o turismo de necrópole em Jaguarão (RS) como alternativa de produto turístico para o desenvolvimento regional
Aluna: Larissa Bitar Duarte
Orientador: Prof. Dr. Daniel Luciano Gevehr
Data da defesa: 7/10/2016
 

O Programa Mais Educação como política indutora de educação integral: um estudo a partir do contexto da prática no Município de Taquara/RS 
Aluna: Tiane Fernanda de Aguiar
Orientadora: Profª. Drª.  Maria Raquel Caetano 
Data da defesa: 1/10/2016
 

O processo de construção da identidade cultural do município de Igrejinha (RS) e seu impacto para o desenvolvimento regional
Aluna: Elisete de Souza Ramão Paz
Orientador: Prof. Dr. Daniel Luciano Gevehr
Data da defesa: 30/08/2016
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O processo de consultoria organizacional no âmbito dos Projetos de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) e Projeto de Extensão Produtiva e Inovação (PEPI) desenvolvido na Região do Paranhana, RS 
Aluna: Paula Barragana Alves 
Orientador: Prof. Dr. Carlos Fernando Jung
Data da Defesa: 29/07/2016
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O mercado de trabalho e a  qualificação do trabalhador no município de Capão da Canoa: a visão dos empregadores
Aluno: Juarez Camargo Borges
Orientadora: Profª. Drª. Maria Raquel Caetano 
Data da Defesa: 17/06/2016
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Gestão da Saúde Pública: Impasses, Perspectivas e Desafios no Sistema Único da Saúde no Município de Porto Alegre - RS
Aluno: Gabriel Valim Silva
Orientador: Prof. Dr. Roberto Tadeu Ramos Morais
Data da Defesa: 11/5/2016

A administração pública municipal de Gramado: um modelo de Gestão Pública
Aluna: Roberta Gil Merck
Orientador: Prof. Dr. Daniel Luciano Gevehr
Data da Defesa: 08/4/2016
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A Percepção dos Atores Sociais no Processo de Gestão Democrática e Participativa na Construção do Planejamento Estratégico Regional do Conselho Regional de Desenvolvimento Serra do Rio Grande do Sul
Aluna: Beatriz Barreto Machado Athanásio
Orientador: Prof. Dr. Roberto Tadeu Ramos Morais

As Instituições de Ensino Superior como Catalisadoras de Desenvolvimento Regional: A Contribuição e os Resultados Socioeconômicos das Faculdades Integradas de Taquara no Desenvolvimento da Região do Vale do Paranhana/RS
Aluna: Daniela Crippa
Orientador: Prof. Dr. Roberto Tadeu Ramos Morais
Data da Defesa: 21/12/2015
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A expressão econômica do turismo em sistemas alternativos de mensuração da geração direta e indireta de emprego e renda: um estudo empírico sobre o Litoral Norte gaúcho do Rio Grande do Sul
Aluno: Maximilianus Andrey Pontes Pinent
Orientador: Prof. Dr. Carlos Águedo Nagel Paiva
Data da Defesa: 4/12/2015

O Turismo como elemento de ocupação do Litoral Norte do Rio Grande do Sul: tendências ao Turismo Permanente
Aluno: Marcelo Terra Reis
Orientador: Prof. Dr. Carlos Aguedo Nagel Paiva 
Data da Defesa: 17/12/2015
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Energia eólica: fonte complementar como propulsora no desenvolvimento para atendimento da demanda por energia elétrica no Rio Grande do Sul
Aluna: Rosane Maria Kaspary
Orientadora: Profª. Drª. Dirce Maria Antunes Suertegaray
Data da defesa: 29/10/2015
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Entre saberes e afazeres: a dinâmica das atividades rurais das mulheres agricultoras familiares no contexto do desenvolvimento regional (Rolante/RS)
Aluna: Aline Nandi
Orientador: Prof. Dr. Daniel Luciano Gevehr
Data da defesa: 23/10/2015
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Redes de Cooperação de Pequenas e Micro-Empresas no Rio Grande do Sul – Vantagens e Limitações
Aluno: Dorneles Sita Fagundes
Orientador: Prof. Dr. Mario Riedl
Data da Defesa: 31/7/2015
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Fatores que Estimulam e Bloqueiam a Criatividade e a Inovação em Organizações do Vale do Paranhana
Aluna: Daniele dos Santos Guidotti Pereira
Orientador: Prof. Dr. Carlos Fernando Jung
Data da Defesa: 14/8/2015
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A Influência do Turismo de Eventos na Região das Hortênsias, Rio Grande do Sul: o caso do evento Natal Luz de Gramado
Aluno: Roger Pierre Vidal
Orientador: Prof. Dr. Mario Riedl
Data da Defesa: 21/8/2015
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Alternativas para o Desenvolvimento e Governança Participativa: A Compensação Econômica para Reduções do Orçamento Público na Ótica dos Atores Sociais
Aluno: Renato Rodrigues Freitas Júnior
Orientador: Prof. Dr. Carlos Fernando Jung
Data da Defesa: 23/9/2015
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Avaliação do Programa Bolsa Família no Município de Taquara-RS
Aluna: Leila Maria Bischoff
Orientador: Prof. Dr. Mario Riedl
Data da Defesa: 28/9/2015
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Modelo de formação continuada em primeiros socorros para professores do Ensino Básico
Aluna: Gabriela Martins Schlesner
Orientador: Prof. Dr. Daniel Luciano Gevehr
Data da defesa: 24/11/2022
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INSERÇÃO SOCIAL

Aula inaugural do Mestrado 2021: mudanças climáticas e desenvolvimento


Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - 2017 a 2037

Elaboração do Plano Municipal De Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS) de Taquara -2017 a 2037

 

Painel temático - Repercussões da Covid-19 na América Latina: um olhar de Argentina, Chile e Uruguai

Impactos socioeconómicos del COVID en América Latina - Luis Riffo Pérez

Pandemia y Educación superior -  Enrique Martínez Larrechea

 

Painel temático - A perspectiva da educação brasileira e sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Agenda 2030 e a Educação no Brasil - Claudia Costin

 

Painel temático - Bem-Estar Social em Debate: Ações adotadas por Argentina, Chile e Portugal Pós-Covid

Painel temático - Como explicar o rural

Como explicar o rural - Material de apoio

• A Segurança Pública e Desenvolvimento no Rio de Janeiro e no Brasil: semelhanças, diferenças e tendências;
Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=wlGdgCZ9T-Y&list=UU-3FP_xO2h6UKQHxW7gz8zw&index=13

• Alimentação, Cadeias curtas e Cooperativismo;

Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=cfSkfABH49A&list=UU-3FP_xO2h6UKQHxW7gz8zw&index=4

• Desenvolvimento Urbano no Brasil Contemporâneo;
Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=_sd3oKsaqcM&list=UU-3FP_xO2h6UKQHxW7gz8zw&index=12

• Economia Regional & Sustentabilidade;
Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=70llFYVfcks&list=UU-3FP_xO2h6UKQHxW7gz8zw&index=9

• Estado, Cidadania e Democracia em tempos de Eleições e Pandemia;
Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=lUkvqJ5JfMA&list=UU-3FP_xO2h6UKQHxW7gz8zw&index=5

• Informalidade e precarização do trabalho: consequências para o desenvolvimento humano;
Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=CO54R7m6Y8g

• Inovação Tecnológica e Desenvolvimento;
Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=nEIB6h7K2xY

• Lei Maria da Penha: Reflexões sobre a Violência Doméstica;
Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=e0pfhiHK2Zc&list=UU-3FP_xO2h6UKQHxW7gz8zw&index=7

• 'One Health' e a sua importância para o desenvolvimento regional;
Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=XuxU-qIxIf4

• Pandemia e Desigualdades Urbanas/Regionais;
Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=89Pi4yI0u54

• Patrimonialismo e Corrupção no Brasil Contemporâneo;
Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=oAEkL0vY8uk&list=UU-3FP_xO2h6UKQHxW7gz8zw&index=11

• Políticas públicas e pobreza: passado, presente e futuros possíveis pós-pandemia no Brasil.
Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=X2Ba9tJXoUs

INFRAESTRUTURA

1. Infraestrutura de apoio administrativo próprio

O Mestrado em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara possui infraestrutura própria e adequada ao desenvolvimento do Programa, além da estrutura acadêmica e administrativa compartilhada com os demais cursos da Instituição.

Seu coordenador possui uma sala individual para o exercício de suas funções acadêmico-administrativas. Essa sala conta com mobiliário apropriado, com acústica de qualidade, limpeza e climatização adequadas. Além disso, está à disposição do coordenador uma secretária, em tempo integral, para auxiliar nos serviços acadêmicos, direcionando as demandas dos alunos e professores e auxiliando o coordenador em outras demandas acadêmico-administrativas do Programa.

2. Salas para docentes

O corpo docente do Programa de Mestrado tem à sua disposição um espaço amplo e adequado para sua interação e diálogos no ambiente educacional, localizado na Sala E 302, com 45,00 m². Esse espaço é equipado com computadores, impressora e acesso à internet e à rede wireless, mesas e cadeiras adequadas à sua função. Há, também, à disposição do corpo docente do Programa a Sala de Professores da Graduação com um espaço de 48,00 m², mobiliário apropriado, com acústica de qualidade, limpeza e climatização adequadas. Além disso, os docentes contam com a Sala de Reuniões, que pode ser usada mediante agendamento prévio. É um ambiente arejado, bem iluminado, com espaço físico de 61,19 m². Sua estrutura permite a utilização de multimídias e acesso à internet com rede wireless.

3. Salas para os bolsistas

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Faccat tem por objetivo formar, por meio de uma visão integrada das diferentes áreas do conhecimento, recursos humanos capacitados a contribuir para o desenvolvimento da sociedade, considerando a pesquisa e o planejamento estratégico interdisciplinar como ferramentas na investigação que impulsionam o desenvolvimento regional sustentável. Dessa forma, para efetivar seu objetivo, a Faccat, atendidos os critérios do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior – Prosuc, da Capes, oferece bolsas de estudo aos acadêmicos do Programa. Aos bolsistas está disponível a sala E 301, que conta com 45 m². Esse espaço possui acesso à internet por rede wireless, mesas e cadeiras adequadas à sua função.

4. Salas para discentes

Como o campus da Faculdade foi criado de acordo com as especificações técnicas para instituições de ensino superior, os espaços existentes e o mobiliário são adequados às suas funções. Está disponível ao Programa de Mestrado a Sala E 303, que conta com 45 m² e possui mobiliário apropriado, com acústica de qualidade, limpeza e climatização adequadas. Há ainda espaços para o desenvolvimento das atividades necessárias ao andamento do Programa, como, por exemplo, área de convivência, auditório, laboratórios, área administrativa, 6 gabinetes para estudos na Biblioteca, entre outros.

Espaços físicos e números de salas da Instituição:
• Salas de Aula Bloco B e C – 1º Pavimento: 11 salas, com metragem total de 933,93m².
• Salas de Aula Bloco B e C – 2º Pavimento: 8 salas, com metragem total de 544,00m².
• Salas de Aula Bloco D – 2º e 3º Pavimentos: 12 salas, com metragem total de 528,00m².
• Salas de Aula Bloco E - 2º e 3º Pavimentos: 11 salas, com metragem total de 696,42m².

As salas de aula são bem iluminadas, climatizadas, com acústica satisfatória. Além disso, todas as salas de aula têm acesso à internet e rede wireless, bem como dispõe de climatização. A estrutura física permite a utilização de multimídias e outros equipamentos audiovisuais, como TV, DVD e projetor multimídia. Esses espaços contam com acessibilidade para os portadores de necessidades especiais, por meio de rampas de acesso, elevadores e banheiros adaptados.

5. Auditórios

As Faculdades Integradas de Taquara possuem oito (8) auditórios para a realização de exposições, seminários, espetáculos, formaturas e outras solenidades. Esses espaços estão, também, abertos à comunidade externa, como, por exemplo, Fórum, Prefeituras e Entidades de Classe Profissional.

No Prédio Administrativo, a instituição conta com um auditório, localizado no 3º piso, com área de 260m², que possui capacidade para o atendimento de 230 pessoas. Já no Centro de Eventos, inaugurado no início de 2017, com área de 5.000 m², estão os demais auditórios. O Salão Principal, espaço multiuso do Centro de Eventos, possui área de 971,85 m², com capacidade para atender a 1.090 pessoas. Os outros auditórios, destinados a palestras, seminários e outros eventos culturais, possuem dimensões distintas: os auditórios nº 1, com 50,24 m²; o nº 2, com 49,24 m²; e o nº 3, com 49,26 m², possuem capacidade para o atendimento de cinquenta pessoas cada. Os auditórios nº 5, com 82,19m², e nº 6, com 83,44m², possuem a capacidade para o atendimento de 88 pessoas cada, e o auditório nº 3, com 267,83 m², tem capacidade para o atendimento de 245 pessoas. Esses espaços apresentam iluminação e acústica adequadas, além disso, há acessibilidade para os portadores de necessidades especiais, através de rampas de acesso, elevadores e banheiros adaptados.

Ademais, a Faccat conta com um anfiteatro descoberto (Palco Aberto), com capacidade para 1.000 pessoas devidamente acomodadas, que possui toda a estrutura de palco, a fim de proporcionar a integração da comunidade acadêmica através de programações e eventos que promovem a cultura no Campus, envolvendo toda a comunidade do entorno social.

Esses espaços e auditórios estão disponíveis ao Programa de Mestrado.

6. Laboratórios para realização das pesquisas dos docentes e discentes

A Instituição dispõe de laboratórios como espaços de estudo experimental e/ou aplicação de conhecimentos na prática. São ambientes preparados para o desenvolvimento de competências específicas, em atendimento ao perfil do egresso proposto no Programa de Mestrado, alinhado ao Projeto Pedagógico Institucional.

Aos alunos e docentes do Programa de Mestrado, é disponibilizado o acesso aos laboratórios de informática localizados no Prédio B, Sala 201 (24 computadores), e D, sala 308 (23 computadores) da Instituição, para acesso à internet, desenvolvimento de pesquisas e impressão de trabalhos.

Além desses, estão disponíveis, mediante agendamento, todos os demais laboratórios de informática, conforme abaixo relacionados
•    B103 (22 computadores)
•    B104 (24 computadores)
•    B202 (10 computadores)
•    B203 (25 computadores)
•    D307 (22 computadores)

Nesses sete laboratórios, são disponibilizados 150 computadores, com os softwares necessários para a edição e impressão de trabalhos e ainda para pesquisas pela internet, 20 computadores estão disponíveis para uso em outros locais do Campus.

A realização de atividades nos laboratórios é orientada pelos professores, monitores e ou laboratoristas. Para a sua utilização, alunos e professores estão afeitos às disposições de horários e segurança, conforme normas afixadas nesses espaços.

Também se encontram à disposição do Programa os demais laboratórios que compõem a infraestrutura da Faccat, tais como Laboratório de Anatomia e Neurofisiologia,  Laboratório de Avaliação Psicológica, Estúdio de Áudio, Estúdio de TV e Ilha de Edição, Laboratório e Estúdio de Fotografia, Estúdio de Comunicação e Arte, Laboratório de Design de Moda, Laboratório de Interiores, Laboratório de Ensino, Laboratórios para Aprendizagem de Conteúdos Básicos, Laboratório de Química Geral, Laboratório de Física, Laboratório de Computação, Laboratório de Desenho, Laboratórios para Aprendizagem de Conteúdos Profissionalizantes, Laboratório de Inovação e Otimização de Produtos e Processos, Laboratório de Análise de Materiais, Laboratório de Análise de Sinais, Laboratório de Metrologia e Instrumentação, Laboratório de Turismo Regional, Laboratório de Matemática, Laboratório de Enfermagem, Laboratório de Fisioterapia, Laboratório Hobsbawn de Pesquisas Históricas – LABHOBS, Laboratório de Terapias Manuais, Laboratório de Cinesiologia e Cinesioterapia.

Tais espaços apresentam disponibilidade adequada de equipamentos, iluminação, acústica, dimensões, acessibilidade para os portadores de necessidades especiais, por meio de rampas de acesso, elevadores e banheiros adaptados.

7. Biblioteca

A Biblioteca das Faculdades Integradas de Taquara, em novas instalações desde 2009, conta com um amplo espaço físico. Suas instalações abrigam seis salas de estudo, 35 mesas para atividades em grupo, oito terminais de atendimento para os usuários e quatro terminais para controle de empréstimos e devoluções. Atualmente, a Biblioteca atende a vinte cursos de graduação, além dos cursos de pós-graduação stricto e lato sensu. Além disso, a Biblioteca conta, ainda, com 14 (quatorze) computadores, sendo oito destes disponíveis para os alunos, com acesso à internet e à rede wireless. Todas as salas de aula dispõem de rede wireless para acesso à internet, além da Praça de Alimentação e outros espaços de convivência.

O acervo é composto por 36.782 títulos, e 61.621 exemplares, aproximadamente, de livros nas diferentes áreas do conhecimento. Outrossim, estão à disposição dos acadêmicos 129 títulos, nacionais e estrangeiros, de publicações seriadas correntes (periódicos técnico-científicos, revistas, jornais etc.), e 293 publicações seriadas não correntes, que atendem adequadamente aos programas de todos os componentes curriculares e à demanda do conjunto dos alunos matriculados nos cursos e programas de pós-graduação.

Desde o ano de 2016, em convênio firmado com a Editora Person, a Faccat coloca à disposição dos alunos a Biblioteca Virtual, com um acervo de cinco mil títulos de obras literárias, contemplando as diversas áreas de conhecimento.

No site da Faccat, a biblioteca disponibiliza, além da pesquisa aos periódicos de seu acervo, links para pesquisa em portais de acesso livre, como o Portal de Acesso Livre da Capes, o Scielo, o Google Acadêmico, o Livre, o Oasis.br, entre outros. Cabe destacar que a Faccat proporciona, ainda, o acesso ao Portal de Periódicos Capes, pelo Portal do Aluno, permitindo o acesso a produções científicas nacionais e internacionais de alto nível.

O acervo está organizado pela ordem de arquivamento da Classificação Decimal Universal (CDU), utilizada na classificação dos materiais bibliográficos. A catalogação dos livros, mesmo informatizada, segue a orientação do Código de Catalogação Anglo-Americano – 2ª edição (CCAA2).

Para o gerenciamento de seu acervo, a Biblioteca da Faccat utiliza o Gnuteca, sistema de automação e gestão de bibliotecas, que adota para catalogação o sistema MARC21, software livre desenvolvido pela Solis. O acervo pode ser consultado pelo endereço http://biblioteca.faccat.br ou no link “Biblioteca”, na home page da Instituição (www.faccat.br). O sistema permite a pesquisa no catálogo da Biblioteca e realização de renovações de empréstimo e reservas de materiais.

A atualização e a expansão do acervo da Biblioteca são permanentes. No início de cada semestre, os professores revisam as bibliografias das disciplinas, para fins de atualização e complementação, podendo solicitar a aquisição de livros e assinaturas de periódicos, em qualquer época do período letivo. Aos docentes é facultada a compra de materiais a que tenham acesso em seminários, congressos e outros eventos da área, os quais sejam relevantes tanto para os cursos de graduação quanto para os cursos da pós-graduação, com posterior reembolso do valor. O acadêmico também pode solicitar a aquisição de obras cujas conveniência e utilidade serão avaliadas pelo coordenador do respectivo curso ou programa. Os critérios para aquisição de materiais são definidos pela Política de Gestão de Acervo da Biblioteca.

Além dos acadêmicos e professores, a comunidade regional também tem acesso à Biblioteca da Faccat.

8. Recursos de Informática disponíveis para discentes e docentes

Os equipamentos de informática estão providos de softwares de cartografia e geoprocessamento, assim como permitem o acesso ao acervo digital das disciplinas do Programa, cuja bibliografia já se encontre em domínio público.

Em todo o ambiente, onde funciona o PPGDR, existe acesso à internet por meio de conexão wireless, disponível para docentes, discentes e funcionários. DOCENTES: Na sala do PPGDR constam dois computadores para próprio uso dos professores. Os professores também trabalham com seus notebooks próprios, todos conectados à internet e com impressora disponível. DISCENTES: A sala disponível para discentes do PPGDR têm acesso à internet por meio de conexão wireless. Relembrando que a instituição disponibiliza o acesso aos laboratórios de informática localizados no Prédio B, Sala 201 (24 computadores), e D, sala 308 (23 computadores) da Instituição para o desenvolvimento de pesquisas e impressão de trabalhos. A Secretaria e Coordenação do PPGDR possuem dois microcomputadores e impressoras ligados à internet.

LINKS INTERESSANTES



Com o objetivo de contribuir para o combate à pobreza e a desigualdade, o fortalecimento da governança democrática, o crescimento econômico e o desenvolvimento humano e sustentável, o PNUD Brasil - por intermédio da cooperação técnica e em parceria com o governo brasileiro , o setor privado e a sociedade civil - tem a constante missão de alinhar seu trabalho às necessidades de um país dinâmico, complexo, multifacetado e diversificado.
 

O principal objetivo da publicação é fornecer informações georreferenciadas e espacializadas sobre a realidade socioeconômica do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados, de diferentes fontes, são apresentados na forma de mapas temáticos, tabelas e gráficos acompanhados de textos explicativos que possibilitam análises diversas entre regiões, municípios e demais estados brasileiros.
 

 


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma fundação pública federal vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros. 
 
Acesso: www.ipea.gov.br

PUBLICAÇÕES DO PPGDR 

e-book DESIGUALDADES REGIONAIS E PLANEJAMENTO FEDERATIVO NO RIO GRANDE DO SUL

 

Livro - Desenvolvimento Regional em Perspectiva.
A coletânea, apresentada, intitulada “Desenvolvimento Regional em Perspectiva”, tem o objetivo de divulgar, junto à comunidade científica envolvida com essa temática, uma síntese das primeiras dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional.

 

Livro Desenvolvimento Regional em Perspectiva, volume I.

Livro Desenvolvimento Regional em Perspectiva, volume II.

Livro Desenvolvimento Regional em Perspectiva, volume III.

Livro Desenvolvimento Regional em Perspectiva, volume IV.

Livro Desenvolvimento Regional em Perspectiva, volume V.

COORDENAÇÃO E CONTATO



Coordenador: Prof. Dr. Roberto Tadeu Ramos Morais
masprm@faccat.br

Outras informações:

E-mail: mestradodr@faccat.br
Fone: (51)3541.6600 - Ramal: 649 ou 606
Endereço: Av. Oscar Martins Rangel, 4500 (ERS 115) - Taquara - RS - CEP 95612-150

HOSPEDAGEM E LOCALIZAÇÃO

Hospedagem

Clique aqui para acessar a relação de estabelecimentos da região.

Localização

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